Aplica-se a AVG Internet Security para Windows, AVG AntiVirus FREE para Windows, AVG Internet Security para Mac, AVG AntiVirus para Mac
Este artigo se aplica a:
Produtos:
- AVG Internet Security 23.x para Windows
- AVG AntiVirus FREE 23.x para Windows
- AVG Internet Security 20.x para Mac
- AVG AntiVirus 20.x para Mac
Sistemas operacionais:
- Microsoft Windows 11 Home / Pro / Enterprise / Education
- Microsoft Windows 10 Home / Pro / Enterprise / Education - 32 / 64-bit
- Microsoft Windows 8.1 / Pro / Enterprise - 32 / 64-bit
- Microsoft Windows 8 / Pro / Enterprise - 32 / 64-bit
- Microsoft Windows 7 Home Basic/Home Premium/Professional/Enterprise/Ultimate - Service Pack 1 com atualização de pacote cumulativo de conveniência, 32/64 bits
- Apple macOS 14.x (Sonoma)
- Apple macOS 13.x (Ventura)
- Apple macOS 12.x (Monterey)
- Apple macOS 11.x (Big Sur)
- Apple macOS 10.15.x (Catalina)
- Apple macOS 10.14.x (Mojave)
- Apple macOS 10.13.x (High Sierra)
- Apple macOS 10.12.x (Sierra)
- Apple Mac OS X 10.11.x (El Capitan)
Geral
Como o Inspetor de rede protege a minha rede?
O Verificador de rede verifica se há vulnerabilidades e problemas de segurança na sua rede atual que podem expor seus dados confidenciais, ou deixar os dispositivos na sua rede vulneráveis a ataques. Além disso, o Verificador de rede mostra os dispositivos conectados à sua rede doméstica, para que você possa ver se alguém está usando a rede sem seu consentimento.
Para obter uma lista das detecções mais comuns do Verificador de rede e links para artigos que explicam como resolver esses problemas, consulte a seção a seguir neste artigo:
Quais problemas e vulnerabilidades o Verificador de rede detecta?
Veja abaixo uma lista de alguns dos problemas mais comuns que o Inspetor de Rede pode detectar durante o escaneamento da rede doméstica. Clique em algum dos links abaixo para saber mais sobre a vulnerabilidade e as opções disponíveis para resolvê-la.
- Afetado pela vulnerabilidade “Misfortune Cookie”
- Atacado pelo “DoublePulsar”
- Dispositivo acessível na internet
- Dispositivo vulnerável a ataques
- Sequestro de DNS encontrado
- Wi-Fi sem senha
- Vulnerabilidade da área de trabalho remota encontrada
- Vulnerabilidade Rom-0 encontrada
- Vulnerabilidade ShellShock encontrada
- Vulnerável ao ataque "WannaCry / DoublePulsar”
- Senha fraca ou padrão
- Senha de Wi-Fi fraca
- Segurança de Wi-Fi fraca
O Inspetor de rede examina apenas redes sem fio?
Não. O Inspetor de rede é projetado para verificar ambos os tipos de rede (wi-fi e com fio).
Como posso ajudar a manter minha rede wi-fi doméstica segura?
Consulte as dicas abaixo:
- Por padrão, o Verificador de rede faz escaneamentos automáticos regulares da sua rede doméstica para verificar vulnerabilidades e problemas de segurança. Recomendamos manter os escaneamentos automáticos habilitados ou fazer escaneamentos manuais regulares.
- Faça escaneamentos do Verificador de rede regularmente na sua rede para verificar problemas de segurança e vulnerabilidades.
- Proteja sua rede Wi-Fi doméstica com uma senha forte. Recomendamos seguir as diretrizes abaixo:
- A senha deve conter pelo menos 10 caracteres, mas o ideal é 12 ou mais. Quanto mais caracteres, mais segura será a senha.
- A senha não deve ser usada para acessar outras contas ou outros serviços.
- É bom usar frases em vez de palavras isoladas. Escolha uma frase que possa ser memorizada, mas que não seja previsível.
- A adição de letras maiúsculas e símbolos em sua senha a tornará mais segura.
- Configure o Verificador de rede para enviar uma notificação sempre que um novo dispositivo se conectar à sua rede. Com isso, você sempre saberá sobre possíveis invasores. Para obter instruções, consulte o artigo a seguir:
- Configure o Verificador de rede para monitorar sua rede doméstica para sempre receber notificações quando um novo dispositivo se conectar à rede. Para obter instruções, consulte o artigo a seguir:
- Renomeie a rede se ela usar um nome de rede padrão (ou SSID) que identifica a marca do roteador (por exemplo, Linksys ou NETGEAR). Identificar a marca do seu roteador facilita o acesso e o uso indevido de sua rede por invasores.
É seguro se conectar a redes Wi-Fi públicas?
Usar uma rede Wi-Fi pública (como em um aeroporto ou café) geralmente é menos seguro do que usar uma rede Wi-Fi privada (como sua rede doméstica) pelos seguintes motivos:
- Os dados enviados e recebidos em redes Wi-Fi públicas geralmente não usam um método forte de criptografia. Quando o tráfego de internet não está devidamente criptografado, ele pode ser visto por qualquer pessoa que esteja conectada à rede.
- Os invasores podem configurar redes Wi-Fi públicas falsas que parecem legítimas. Se você se conectar a uma rede falsa, o invasor poderá interceptar os dados que você enviar e receber pela rede.
- Os invasores usar indevidamente redes Wi-Fi públicas não seguras para lançar ataques Man-in-the-Middle (MitM). Os dispositivos das vítimas de um ataque MitM são induzidos a se comunicar com outro dispositivo controlado pelo invasor. Isso permite que o invasor intercepte os dados que você enviar e receber pela rede.
Para proteger sua privacidade e segurança em redes Wi-Fi públicas, recomendamos:
- Sempre verifique redes Wi-Fi públicas com o Verificador de rede imediatamente após a conexão. Para obter instruções, consulte o artigo a seguir:
- Nunca faça pagamentos, acesse serviços bancários online ou faça login em contas que contenham informações pessoais confidenciais enquanto estiver em uma rede Wi-Fi pública, a menos que use uma rede privada virtual (VPN).
Configurações e uso
Como fazer um escaneamento do Verificador de rede?
Para obter instruções detalhadas para fazer um escaneamento do Inspetor de Rede e gerenciar as vulnerabilidades detectadas, consulte o seguinte artigo:
Posso configurar o Verificador de rede para fazer escaneamentos automáticos?
Por padrão, o Verificador de rede faz automaticamente um escaneamento quando você se conecta a uma nova rede. Ele também faz escaneamentos automáticos regulares da sua rede doméstica.
Você pode verificar ou ajustar essas configurações com o procedimento abaixo:
- Abra o AVG AntiVirus e clique na caixa Computador mostrada na tela principal do aplicativo.
- Clique em Configurações (ícone de engrenagem) no canto superior direito.
- Selecione Proteção básica ▸ Verificador de rede no painel da esquerda.
- Marque ou desmarque as seguintes opções de acordo com suas preferências:
- Verificar novas redes automaticamente
- Verificar novamente as redes domésticas automaticamente
O Verificador de rede agora faz escaneamentos automáticos de acordo com suas preferências.
Como posso garantir que o Verificador de rede me avise sobre a conexão de novos dispositivos na minha rede doméstica?
Você pode configurar o Verificador de rede para enviar uma notificação sempre que um novo dispositivo se conectar à sua rede doméstica. Assim, você sempre saberá se há possíveis invasores que podem estar fazendo uso indevido da sua rede.
Você pode configurar o Verificador de rede para monitorar sua rede doméstica. Isso significa que você receberá notificações sempre que um novo dispositivo se conectar à sua rede, para saber se há possíveis invasores que possam estar abusando da sua rede.
Para instruções mais detalhadas, consulte o artigo a seguir:
O Verificador de rede é um recurso gratuito?
Sim. O Verificador de rede é um recurso gratuito disponível no AVG Internet Security e no AVG AntiVirus FREE.
Não, o Verificador de rede é um recurso pago disponível apenas com uma assinatura paga do AVG Internet Security.
Por que o Verificador de rede me aconselha a usar uma VPN?
Quando você se conecta à Internet por meio de uma rede privada (como sua rede doméstica), todos os dados enviados e recebidos pela rede normalmente são protegidos com criptografia. A criptografia “embaralha” os dados para que não possam ser lidos por outras pessoas. No entanto, os dados em uma rede Wi-Fi pública (como em um aeroporto ou café) geralmente não são criptografados corretamente. Por isso, os invasores usam redes wi-fi públicas para interceptar informações pessoais confidenciais, como credenciais de login, dados de cartão de pagamento e muito mais.
O Verificador de rede sempre aconselha a usar uma Rede Privada Virtual (VPN) em uma rede Wi-Fi pública, mesmo que nenhum problema específico seja encontrado durante o escaneamento. Isso porque, ao usar uma VPN, os dados são criptografados corretamente e a atividade online permanece privada, mesmo em uma rede não segura. Se você ainda não tem uma VPN instalada no PC, o Verificador de rede poderá mostrar uma oferta para comprar uma assinatura do AVG Secure VPN.
O Verificador de rede sempre aconselha a usar uma Rede Privada Virtual (VPN) em uma rede Wi-Fi pública, mesmo que nenhum problema específico seja encontrado durante o escaneamento. Isso porque, ao usar uma VPN, os dados são criptografados corretamente e a atividade online permanece privada, mesmo em uma rede não segura. Se você ainda não tem uma VPN instalada no PC, o Inspector de rede poderá mostrar uma oferta para comprar uma assinatura do AVG Secure VPN.