Suporte doméstico

Português

X

Select your language:

AVG AntiVirus e AVG Internet Security para Mac - início

Aplica-se a

Produtos:

  • AVG AntiVirus 19.x para Mac
  • AVG Internet Security 19.x para Mac

Sistemas operacionais:

  • Apple macOS 10.14.x (Mojave)
  • Apple macOS 10.13.x (High Sierra)
  • Apple macOS 10.12.x (Sierra)
  • Apple Mac OS X 10.11.x (El Capitan)
  • Apple Mac OS X 10.10.x (Yosemite)

O AVG AntiVirus e o AVG Internet Security trabalham em tempo real para proteger seu Mac contra vírus, malwares, phishing e outras ameaças maliciosas. Os módulos de proteção e ferramentas de escaneamento abrangentes examinam seus programas e arquivos para garantir que estão seguros antes de permitir que eles sejam baixados, abertos, executados, modificados ou salvos. Consulte as seções deste artigo para aprender como usar o AVG AntiVirus (versão gratuita) e o AVG Internet Security (versão paga) no seu Mac.

 

Este artigo considera que a versão mais recente do AVG AntiVirus ou do AVG Internet Security já está instalada e ativada no seu Mac. Para obter instruções detalhadas, consulte os artigos a seguir:

ATENÇÃO: A ativação só é necessária se você tiver a assinatura paga do AVG Internet Security.

 

Abrir a interface de usuário

Você pode abrir o AVG AntiVirus ou o AVG Internet Security usando um dos métodos abaixo:

  • Clique no ícone do AVG AntiVirus na barra de menu e selecione Abrir o AVG Internet Security ou Abrir o AVG AntiVirus.
  • Clique em Ir na barra do menu, selecione Aplicativos e depois clique duas vezes no ícone do AVG AntiVirus.

Todas as funcionalidades estão habilitadas por padrão e a mensagem Você tem proteção completa (AVG Internet Security) ou Você tem proteção básica (AVG AntiVirus) é exibida. Na tela principal, você também pode verificar quando foi a última vez que um Escaneamento profundo foi executado e se certificar de que as Definições de vírus estão atualizadas.

ATENÇÃO: Se a mensagem Você não está protegido for exibida, confira se você habilitou manualmente as extensões do software AVG. Para instruções mais detalhadas, consulte o artigo a seguir:

 

Acessar funcionalidades

Você pode acessar a maioria das funcionalidades do aplicativo pelas caixas da tela principal.

A Proteção básica inclui as seguintes funcionalidades, que estão disponíveis tanto no AVG AntiVirus quanto no AVG Internet Security:

  • Módulo Arquivo: busca por ameaças em tempo real nos programas e arquivos salvos em seu PC antes de permitir que eles sejam abertos, executados, modificados ou salvos. Se um malware é detectado, o Módulo Arquivo evita que o programa ou arquivo infecte seu PC. Para acessar o Módulo Arquivo, clique na caixa Computador, na tela principal do AVG.
  • Módulo Internet: escaneia dados em tempo real quando são transferidos durante a navegação pela internet. Isso evita que malwares como códigos maliciosos, sejam baixados e executados no seu Mac. Para acessar o Módulo Internet, clique na caixa Web e E-mail, na tela principal do AVG.
  • Módulo Email: escaneia anexos de e-mail em tempo real antes que sejam abertos, executados, modificados ou salvos. Se um malware é detectado, o Módulo Email evita que o programa ou arquivo infecte seu PC. Para acessar o Módulo Internet, clique na caixa Web e E-mail, na tela principal do AVG.


 

Para personalizar as configurações desses módulos, vá até o AVG AntiVirus ou AVG Internet Security na sua barra de menu, depois selecione Preferências...Módulos.

 

A Proteção completa inclui as seguintes funcionalidades, que estão disponíveis apenas nas assinaturas pagas do AVG Security:

  • Proteção contra Ransomware: protege suas fotos, documentos e arquivos pessoais contra modificação, exclusão ou criptografia feitas por ataques de ransomware. Essa funcionalidade protege as pastas Fotos e Documentos, além de permitir que você defina quais outros tipos de pastas e arquivos deseja proteger contra aplicativos não confiáveis. Além disso, você pode especificar quais aplicativos têm permissão para modificar os arquivos em suas pastas protegidas adicionando aplicativos à lista Permitidos. Para acessar a Proteção de Ransonware, clique na caixa Ataques Hackers na tela principal do AVG, depois clique em Abrir na caixa Proteção de Ransomware.
  • Phishing Net: usa nossa base de dados em nuvem para descobrir os mais novos sites de phishing e bloquear spams, scams e e-mails maliciosos de phishing. Para acessar a Phishing Net, clique na caixa Pagamentos, na tela principal do AVG.
  • Módulo Sites Falsos: ajuda a evitar visitas a sites falsos para que você não forneça, sem saber, suas senhas, números de cartões de crédito e outros dados pessoais a criminosos. Essa funcionalidade evita que criminosos sequestrem suas configurações de DNS (sistema de nome de domínio). Ela faz isso usando os servidores de DNS protegidos da própria AVG para te direcionar a sites reais. Para acessar a Módulo Sites Falsos, clique na caixa Pagamentos na tela principal do AVG.

Todas as funcionalidades da Proteção Básica são ativadas por padrão ao instalar o AVG AntiVirus. Funcionalidades adicionais da Proteção Completa são acionadas na ativação do AVG Internet Security. Recomendamos que mantenha todas as funcionalidades ativadas o tempo todo para garantir proteção máxima ao seu Mac. Se você quiser desativar uma funcionalidade, clique no botão rolante verde acima do nome da funcionalidade, insira suas credenciais de administrador do sistema quando solicitadas e depois clique em OK. O botão rolante se torna vermelho (Desligado), indicando que a funcionalidade foi desativada.

Gerencie a Proteção de Ransomware

Proteção de Ransomware (disponível no AVG Internet Security) está ativada como padrão para proteger suas pastas de fotos e documentos. Você pode personalizar essas configurações para proteger arquivos específicos, adicionar outras pastas para a sua lista de Pastas protegidas ou adicionar aplicativos para a sua lista de Aplicativos permitidos. Para acessar a Proteção de Ransonware, clique na caixa Ataques Hackers na tela principal do AVG, depois clique em Abrir na caixa Proteção de Ransomware.

Personalizar tipos de arquivos protegidos:

  1. Selecione a aba Pastas protegidas, depois clique em Tipos de arquivos protegidos.
  2. Clique nas caixas próximas ao exemplo de tipos de arquivos para marcar ou desmarcar quais tipos de arquivos são protegidos pela Proteção de Ransomware.
  3. Para proteger outros tipos de arquivos, digite a extensão de arquivo (por exemplo .html) na caixa de texto e depois clique em Salvar.
  4. Insira suas credenciais de administrador do sistema quando forem solicitadas, depois clique em OK.

As mudanças em tipos de arquivos estão salvas.

Adicionar pastas protegidas:

  1. Selecione a aba Pastas protegidas, depois clique em Adicionar pasta.
  2. Selecione uma pasta, depois clique em Abrir.
  3. Insira suas credenciais de administrador do sistema quando forem solicitadas, depois clique em OK.

A pasta selecionada é adicionada à lista de Pastas protegidas.

Adicionar Apps permitidos

  1. Selecione a aba Apps permitidos e depois clique em Permitir um app.
  2. Selecione um aplicativo, depois clique em Abrir.
  3. Insira suas credenciais de administrador do sistema quando forem solicitadas, depois clique em OK.

O app selecionado é adicionado à lista de Apps permitidos.

 

Escaneie seu Mac

Há três tipos de escaneamentos disponíveis no AVG AntiVirus e AVG Internet Security: Escaneamento do Mac, Escaneamento profundo e Escaneamento de arquivo. Para acessar essas opções de escaneamento, clique em ... (três pontos) ao lado de Escaneamento do Mac, na tela principal do AVG.

Escaneamento do Mac

O Escaneamento do Mac faz um escaneamento extensivo dos diretórios mais importantes do seu Mac. Como executar o Escaneamento de Mac:

  1. Clique em Escanear na caixa Escaneamento do Mac.
  2. Uma tela de progresso aparece enquanto o AVG faz o escaneamento.
  3. Quando o escaneamento estiver completo, clique em Resolver ao lado de uma ameaça detectada para mover o arquivo para a Quarentena. Alternativamente, clique em Resolver tudo para mover todos os arquivos maliciosos para a Quarentena. Se nenhuma ameaça for encontrada, clique em Fechar para voltar à tela principal do AVG.

ATENÇÃO: Você também pode iniciar o Escaneamento do Mac na tela principal do AVG. É só clicar em Escaneamento do Mac. Para cancelar o escaneamento, clique em Parar escaneamento na tela de progresso.

Escaneamento profundo

O Escaneamento profundo faz um escaneamento detalhado de cada arquivo no disco do seu Mac. Como executar o Escaneamento profundo:

  1. Clique em Escanear na caixa Escaneamento profundo.
  2. Uma tela de progresso aparece enquanto o AVG faz o escaneamento.
  3. Quando o escaneamento estiver completo, clique em Resolver ao lado de uma ameaça detectada para mover o arquivo para a Quarentena. Alternativamente, clique em Resolver tudo para mover todos os arquivos maliciosos para a Quarentena. Se nenhum ameaça for encontrada, clique em Fechar para voltar à tela principal do AVG.

ATENÇÃO: Geralmente o escaneamento profundo demora um tempo consideravelmente maior do que o Escaneamento de Mac ou Escaneamento de arquivo. Isso se deve ao grande número de arquivos sendo analisados.

Verificação de arquivo

O Escaneamento de arquivo permite que você especifique quais arquivos e pastas no seu Mac serão escaneados. Como executar o Escaneamento de arquivo:

  1. Clique em Escanear na caixa Escaneamento de arquivo.
  2. Selecione o arquivo que deseja escanear e clique em Abrir.
  3. Uma tela de progresso aparece enquanto o AVG faz o escaneamento.
  4. Quando o escaneamento estiver completo, clique em Resolver ao lado de uma ameaça detectada para mover o arquivo para a Quarentena. Alternativamente, clique em Resolver tudo para mover todos os arquivos maliciosos para a Quarentena. Se nenhum ameaça for encontrada, clique em Fechar para voltar à tela principal do AVG.
 

Para personalizar as configurações desses escaneamentos, vá até o AVG AntiVirus ou AVG Internet Security na sua barra de menu, depois selecione Preferências...Escaneamento.

 

Gerenciar arquivos da quarentena

Quando o Módulo Arquivo identifica um arquivo baixado como uma ameaça, um alerta aparece para te informar que aquele arquivo foi movido para a Quarentena. Clique em Entendi para fechar a janela de alerta ou em Ver detalhes para mais informações sobre a ameaça detectada.

Como gerenciar arquivos da quarentena:

  1. Clique na caixa Computador, na tela principal do AVG.
  2. Clique em Abrir na caixa Quarentena.
  3. Marque a caixa ao lado de cada arquivo que deseja gerenciar ou escolha Selecionar todos os itens.
  4. Escolha uma ação para o(s) arquivo(s) selecionado(s):
    • Recuperar: move o arquivo para sua localização original para que possa ser acessado novamente.
    • Recuperar para...: move o arquivo para a localização que você especificar.
    • Excluir: remove permanentemente o arquivo do seu PC.

  5. Se você selecionar Restaurar para..., selecione uma localização para onde quer enviar o arquivo, depois clique em Abrir.
  6. Insira suas credenciais de administrador do sistema e depois clique em OK para permitir a ação.
  7. Depois que tiver gerenciado todos os arquivos, clique em Fechar.
 

Excluir arquivos ou pastas do escaneamento

Você pode configurar uma exceção para o Módulo Arquivo, Módulo Internet ou Módulo Email para excluir arquivos, pastas e servidores específicos do escaneamento feito por esses módulos.

  1. Clique em AVG AntiVirus ou AVG Internet Security no canto superior esquerdo da sua barra de menu e depois selecione Preferências... no menu de contexto.
  2. Clique na aba Exceções e depois selecione um módulo no menu da esquerda.
  3. Clique no cadeado que está no canto inferior esquerdo da janela, insira suas credenciais de administrador do sistema e depois clique em OK para permitir as mudanças.
  4. Clique no símbolo + (positivo) na parte inferior da página.
  5. Escolha a opção relevante:
    • Módulo Arquivo: Navegue até o arquivo ou pasta que deseja excluir e clique em Abrir.
    • Módulo Internet e E-mail: Digite o nome do servidor que deseja excluir, selecione o serviço do menu expansível, depois clique em Adicionar.

Sua exceção está configurada. Para remover um arquivo ou servidor das Exceções, clique no cadeado que está no canto inferior esquerdo da janela, insira suas credenciais de administrador do sistema e depois clique em OK para permitir as mudanças. Depois, selecione a exceção que deseja remover e clique no símbolo - (negativo).

 

Conectar sua Conta AVG

Uma Conta AVG permite que você gerencie facilmente seus produtos e assinaturas AVG. Como conectar o AVG AntiVirus ou o AVG Internet Security com uma conta AVG:

  1. Clique em Entrar no canto superior direito da tela AVG.
  2. Clique em Acessar uma conta existente se já tiver uma Conta AVG. Alternativamente, clique em Criar conta para criar uma nova Conta AVG.
  3. Insira suas credenciais da Conta AVG e clique em Entrar.

Quando o AVG está conectado a uma Conta AVG, a palavra Conectado aparece no canto superior direito da tela AVG.

Este artigo ajudou ?

Contato